Meu pitaco sobre amizades

Nem todo mundo vai gostar da gente, e a gente não é obrigado a gostar de ninguém, mas respeitar e exigir respeito é inegociável

Neste dia 20 de julho, conhecido como Dia do Amigo, pulularam nas redes sociais posts, memes e reflexões sobre esse relacionamento, a amizade, que é, a meu ver, o mais presente e necessário na vida do ser humano. Falamos muito em amigos que são como família (e eles são fundamentais), mas tenho cada vez mais valorizado os familiares que são verdadeiros amigos.

Os melhores amigos que tenho hoje e com quem convivo com mais frequência foram feitos na fase adulta. Especialmente porque a vida naturalmente vai afastando as pessoas por n motivos. Tenho ainda imenso afeto por todas as amizades que passaram pela minha vida desde a infância, mas a maioria absoluta delas tomou caminhos diferentes dos meus.

O afeto e o carinho ainda existem, e quando nos encontramos é muito bom, mas amigo pra ligar pra chorar as pitangas, trocar memes, se encontrar pra curtir um tempo juntos é aquele que entende a nossa vida no momento que estamos vivendo. Vejo que muita gente se amargura por “perder” amigos. Mas acho que entender e respeitar o afastamento sem mágoa é a melhor maneira de manter as amizades mais antigas preservadas. Embora seja fundamental alimentar as relações de amizade, isso é bem diferente de forçar a barra.

Pra fazer amigos em qualquer idade (até na infância) é preciso estar aberto, interessado e ser respeitoso com o espaço do outro. Não nascemos sabendo disso, e raramente nos ensinam como fazer na infância. Como qualquer relação humana, a amizade é muito favorecida pelo autoconhecimento dos envolvidos. Quando sabemos o que queremos e o que podemos dar aos outros, temos a capacidade de criar e respeitar limites próprios e alheios.

Um dos maiores orgulhos que sinto da minha maternidade é ter batido desde o início numa tecla que acredito central nesse sentido com a minha filha: nem todo mundo vai gostar da gente, e a gente não é obrigado a gostar de ninguém, mas respeitar e exigir respeito é inegociável. A partir disso, podem nascer e florescer belas amizades.